Sobre o IDC

O instituto

A história do IDC

Alessander Comandolli, teve problemas graves de saúde no dia 12 de outubro de 2016, sendo submetido a procedimentos cirúrgicos no dia 15 de novembro do mesmo ano e não teria chances sem recursos próprios. Passando por tal situação, logo veio a motivação de criar o IDC e proporcionar às pessoas uma condição mínima de cuidados num momento tão delicado. Com passar do tempo a IDC quis acolher o todo, cuidando também de crianças carentes e idosos que possuem mais desafios a serem superados.
IDC é formada com o objetivo único e exclusivo de auxiliar as pessoas necessitadas e carentes.

Introdução

Alinhado à Política Nacional de Assistência Social – PNAS e aos demais diplomas normativos regentes da promoção da assistência social no Brasil, o Estatuto em vigor da APMI prevê as seguintes finalidades estatutárias em seu artigo 4º.:
I - a promoção social da família assistindo, em particular, a maternidade, a infância, a adolescência e os idosos, através de programas, ações e serviços voltados às áreas social, de saúde e da educação II - Formação profissional, promoção do desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza,
III - Produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às atividades aludidas neste artigo.
IV - Ofertar serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 06 a 15 anos de idade.
V - Ofertar serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para jovens de 15 a 17 anos.

Nossa equipe

Contamos com uma equipe capacitada e disposta a atender as necessidades de cada família. No nosso time contamos com uma secretária, estagiários de serviço social, profissionais voluntários da saúde, assistente social voluntária, professores voluntários de diversas áreas, a coordenadora da instituição e o presidente.

Voluntários

Atualmente contamos com a ajuda de mais de 100 voluntários, sempre dispostos a atender e auxiliar as necessidades da instituição.

Cronograma

O primeiro passo é o desenvolvimento da divulgação do IDC nas escolas da região, após os responsáveis podem começar a fazer as inscrições.
O projeto teve início em agosto com êxito, tendo suas turmas cheias. Em alguns casos as crianças chegam às 8h da manhã e ficam até as 11h pois os pais trabalha, tendo assim disponibilidade de deixá-los apenas esse horário.
Quando não estão em aula as crianças têm oficinas de socialização, onde são feitas brincadeiras, dinâmicas educativas, oficina de pintura e pausas para lanches.
O projeto é contínuo, só tendo pausas no fim de semanas e feriados.

Orçamento

Temos despesas com algumas áreas da instituição, tais como: Instrutores de áreas específicas e os estágios de serviço social.

Estatuto Social

Download do Estatuto

Apresentação IDC

Baixe uma breve apresentação do IDC e saiba mais sobre o trabalho do instituto.

Objetivos

Atender as famílias que estejam em situação de vulnerabilidade social, através de cursos de capacitação com o objetivo de desenvolvimento profissional, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Além de assistir em particular, a maternidade, infância, adolescência e idosos em suas diversas necessidades.

Tendo como foco a constituição de espaço de convivência, formação para a participação, cidadania, desenvolvimento do protagonismo e de autonomia das crianças e adolescentes a partir dos interesses de cada faixa etária. As atividades são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas.

Objetivo específico

Desenvolver a socialização entre as crianças e adolescentes, fortalecimento de vínculos, interesse pelas artes e pelas atividades estudantis .

Monitoramento dos resultados

A lista de presença é um tipo de monitoramento utilizado, pois através dela podemos perceber se nossos trabalhas estão tendo resultado.

Resultados alcançados

Em poucos meses de implantação já obtivemos grandes resultados. Crianças que não tinham nenhuma noção de música já estão em harmonia com instrumentos e canto, da mesma forma nas aulas de inglês. As aulas de xadrez tem ajudado o raciocínio, já o teatro tem desenvolvido a oratória e auxiliando a superar a timidez etc.

Galeria IDC